Cursos

NÍVEL II FLORIANÓPOLIS 31 de maio, 01 e 02 de Junho

R$2.850,00

  • Este curso (nível 2) não dispōe de descontos para sócios da SBMFC ou residentes. No lugar de descontos oferecemos a hospedagem para quem se inscrever antecipadamente.
  • Este valor inclui 2 diárias no hotel do evento – Hotel Il Campanário em Jurerê Internacional (para inscrições realizadas até 01/05/19)
  • Parcelamento do pagamento em até 12x no cartão
  • Curso com 20h de atividades práticas e 5h de estudo à distância
  • Chancelado pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade

CURSO MME NÍVEL II (Diagnóstico e Manejo da Sindrome Dolorosa Miofascial e Agulhamento Seco)

 

  • A Síndrome Dolorosa Miofacial é a causas mais comuns de dor Musculoesquelética na população em geral. Estudos recentes de base populacional mostram que sua prevalência é de 87%. (Fogelman Y. 2017. Specialized Pain Clinics in Primary Care: Common Diagnoses, Referral Patterns and Clinical Outcomes – Novel Pain Management Model. In: . Advances in Experimental Medicine and Biology. Springer, Boston).
  • A dor miofascial é pouco conhecida entre a população em geral e também entre a classe médica e por isso não é incluída num possível diagnóstico; consequentemente muitos pacientes são submetidos a exames de imagem na procura de alguma alteração estrutural que possa justificar suas dores. Diversos estudos já demonstraram a pobre relação clínico-radiológica, entratanto, muitos médicos continuam tratando de acordo com o diagnóstico no laudo do exame.

 

  • PRINCIPAIS ACOMETIMENTOS:
    A Síndrome acomete essencialmente nossos músculos e as principais causas são sobrecarga, má postura, movimentos repetitivos, processos degenerativos, inflamatórios, falta de exercício, ansiedade, depressão e tantos outros que também desencadeiam o processo doloroso (SDM).
    Uma das formas mais eficazes de tratamento é com agulhamento dos pontos gatilhos; o diagnóstico depende essencialmente do conhecimento clínico e da habilidade anatômica palpatória de cada médico.

 

  • PERFIL DO ALUNO:
    Médicos que pretendem atuar no cuidado aos pacientes com dor (médicos de família, clínicos, ginecologistas, reumatologistas, fisiatras, ortopedistas, acupunturistas, oncologistas, geriatras, anestesistas e outros). Importante salientar que este é um curso exclusivo para médicos. Profissionais de outras categorias ou alunos da graduação não poderão participar.

 

  • METODOLOGIA:
    * Para cada grupamento muscular, serão revisadas a teoria e prática da anatomia, anatomia palpatória, exames semiológicos, orientações sobre os fatores perpetuantes e técnicas de agulhamento seco, alongamentos e auto-cuidado.

* É importante lembrar que, a prática do agulhamento é realizada entre os alunos (uns agulhando os outros).

* Será oferecido para cada 4 alunos, um professor para acompanhamento das técnicas a serem praticadas.
* Com essa estratégia conseguimos otimizar o aproveitamento do tempo passando as minúcias e detalhes que enriquecem o exame clínico e as habilidades com agulhamento.
* Todos os alunos terão a oportunidade de praticar o agulhamento seco com a presença do professor ao seu lado durante todo o curso. O exame físico e os agulhamentos serão feitos entre os próprios participantes.

 

  • Diferenciais

* Oferecemos material teórico de estudo à distância e aulas presenciais revisando o conteúdo mais importante antes de cada prática.
* Este curso reúne conhecimentos, habilidades e competências de três grande áreas da medicina, que lidam com dor no dia-dia (Fisiatria, Acupuntura e Medicina de Família e Comunidade).
* É o primeiro oficialmente reconhecido por uma Sociedade Médica Brasileira e aberto ao público médico no Brasil do qual temos notícia.
* São 20h presenciais e 5h de estudo à distância.

 

  • OBJETIVO DO CURSO:
    * Este curso habilita o aluno no diagnóstico e no tratamento da dor miofascial nos músculos mais frequentemente acometidos.
    * Ensina ao aluno compreender os aspectos fisiológicos que participam na geração dos sintomas dolorosos.

 

  • TÉCNICA DE AVALIAÇÃO
    Cada aluno deverá realizar uma prova teórica e prática.
    Deverão demonstrar conhecimento de técnicas de Agulhamentos.
    *Serão escolhidos 2 músculos diferentes pelos instrutores afim de receber o certificado de conclusão do curso.

 

CORPO DOCENTE:

  • Dr. Ari é Acupunturista responsável pela criação do curso de introdução à Acupuntura para MFCs, mestre em neurociencias e doutor em saúde pública, professor da UFSC, preceptor de residentes.
  • Dr. Joao Eduardo é Acupunturista e Fisiatra com experiência na avaliação física funcional e no diagnóstico e reabilitação em dor crônica e disfunções musculoesqueléticas.
  • Dr. Alexandre Fortes é Médico de Família e fundador do curso medicina musculoesquelética; desde 2010 capacitando Médicos de Família pelo Brasil sobre problemas Musculoesqueléticos na Atenção Primária à Saúde.

 

  • DAS INSCRIÇÕES:
    24 vagas 
    Data: 31/Maio, 01/Jun e 02/Jun
    Horário: início na sexta-feira as 13:00 encerramento: Domingo 02 de junho as 13:30 
    Maiores informações: mesqueletica@gmail.com

 

  • Investimentos
  • R$2550,00

 

Local: Hotel Il Campanário (Jurerê Internacional- Florianópolis)

 

 

Desistência ou cancelamento de curso.

Será aceita a desistência de participação no curso ou mudança de data,  até 7 (sete) dias posteriores ao pagamento referente a efetivação da matricula. Nesse caso o aluno deve enviar nome completo e curso inscrito para: mesqueletica@gmail.com
A devolução do valor pago, quando concedida, terá um prazo de até 30 (Trinta) dias úteis para sua efetiva realização.
Em caso de solicitação de desistência do curso ou mudanças de datas, APÓS 7 (sete) dias do pagamento, ficará o mesmo com crédito, para realizá-lo em outra data, dentro de 30 dias ou de acordo com a agenda de cursos, abatido 20% do valor pago, referente despesas administrativas.

 

Outras informações:
-Caso o número mínimo de alunos não seja alcançado, ABF Treinamentos, reserva o direito de alterar, transferir, adiar ou cancelar a data do curso;
-As inscrições serão automaticamente encerradas quando o numero máximo de vagas for preenchido;
-O aluno deverá vir com, ou trazer roupas confortáveis para aulas práticas;
-A empresa ABF treinamentos médicos não se responsabiliza por qualquer reembolso de ônus feito pelo aluno (compra de bilhetes aéreo, despesa de deslocamento, hotéis ou semelhantes)

 

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “NÍVEL II FLORIANÓPOLIS 31 de maio, 01 e 02 de Junho”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categoria